Reação à fala de Paulo Guedes

Nacionalmente, o que mais repercutiu da palestra proferida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na quinta-feira (5), a empresários em Fortaleza, no Ceará, foi a reiteração da grosseria feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) à primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Mas entre a bancada federal amazonense, o que mais repercutiu e causou indignação foi o novo ataque efetuado pelo ministro à Zona Franca de Manaus (ZFM), no mesmo evento na capital cearense. 

Opinião   Mais uma vez o ministro da economia falou o que realmente pensa do modelo ZFM. Entre outras declarações, afirmou que a ZFM custa bilhões aos cofres da União e que é um modelo ruim. Disse ainda que, por ser afastada dos grandes centros, a ZFM chega a atrapalhar.

Duas rodas   O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) recorreu às suas redes sociais para, em um vídeo, posicionar-se em defesa da ZFM. Segundo o deputado, Guedes “agora agride o setor de motocicleta da ZFM que gera empregos para mais de dez mil famílias”.

Reforma   Silas Câmara também lembrou que o governo vai precisar de apoio para emplacar a reforma tributária no Congresso. “A reforma tributárias está aí para ser votada e não terá o nosso apoio enquanto não houver uma mudança de mentalidade da equipe econômica em relação à Zona Franca de Manaus”, disse.

Descaso   O senador Eduardo Braga também reagiu ao discurso de Paulo Guedes, classificando como “descaso e desconhecimento” o que o ministro falou sobre a ZFM. Para o líder do MDB, o ministro da Economia deveria ter obrigação de saber que a ZFM é o modelo de desenvolvimento regional mais sustentável e  bem-sucedido do Brasil. 

Má vontade   “Nada justifica essa má vontade gratuita do ministro.  Além de estarem assegurados pela Constituição, os incentivos destinados à Zona Franca de Manaus têm peso mínimo no total de gastos tributários”, disse, em nota, o senador, apresentando dados comprovando que a ZFM representa apenas 8,64% do total de renúncias tributárias do Governo Federal em 2020.

Não era bis   Após o show do cantor CeeLo Green, última atração do primeiro dia do festival Passo a Paço, um sonoro “Ei, Bolsonaro, vai tomar…” foi entoado pela plateia. A equipe estrangeira do cantor deve ter entendido como um pedido de bis, já que a atração voltou ao palco.

Turismo   O Departamento de Estatística da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) divulgou o resultado preliminar da Pesquisa de Caracterização dos Turistas, no qual  os itens mais bem avaliados pelo turista que visitou Manaus nas últimas semanas foram aeroporto, transporte por aplicativo, segurança, telefonia e internet.

Multados  Dois empreendimentos nos municípios de Apuí e Humaitá foram multados em R$ 1.746.000,84, na quinta-feira (05), na operação de combate às queimadas e desmatamento ilegal no sul do Amazonas. As ações foram realizadas simultaneamente por órgãos estaduais e federais nos dois municípios, que estão entre os que mais registram focos de calor no Estado.

Fonte: A Crítica