Quem Somos – Frente

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária Solidária foi lançada no dia 3 de julho de 2019, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Sob coordenação colegiada e com a participação de diversas entidades representativas da sociedade civil, tem como propósito unir esforços e fomentar o debate em torno da construção de um modelo tributário progressivo, que proporcione o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades, com a finalidade de promover justiça social, desenvolvimento, emprego e consumo, tributando mais a renda e menos o consumo.

A Frente dá continuidade ao Movimento Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil, projeto construído com a participação de especialistas e acadêmicos da área, coordenados pelo professor de Economia da Unicamp Eduardo Fagnani e por iniciativa da ANFIP e da Fenafisco (Fisco Estadual e Distrital) e ganhará mais espaço como fórum participativo no Congresso Nacional.

A construção de um país deve passar pela área tributária, buscando-se mais equilíbrio social e, principalmente, desenvolvimento econômico. O reequilíbrio fiscal do Brasil dará maior competitividade para o país, ajudará no fortalecimento da renda dos mais pobres e reforçará a arrecadação do Estado, almejamos uma reforma tributária justa e que proporcione competitividade para o país.

Atualmente, a política de carga tributária do país está concentrada no consumo, tornando os produtos nacionais mais caros e, consequentemente, diminuindo o poder de compra dos mais pobres e da classe média, já que devem dispor de uma parcela bem maior da renda para o pagamento de tributos. Considerando os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil possui a segunda maior carga tributária do mundo.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária Solidária é mais uma ferramenta de luta na defesa de direitos e na busca de um país mais justo.