Nova CPMF terá alíquota de 0,2% a 1% e pode arrecadar R$ 150 bi, diz Guedes

Ainda sem apresentar formalmente um projeto, o governo Jair Bolsonaro (PSL) segue dando detalhes sobre como deve ser sua proposta de reforma tributária. Os últimos detalhes foram divulgados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, Guedes afirmou que a nova CPMF terá alíquota de 0,2% a 1% e poderá arrecadar até R$ 150 bilhões por ano. Ela transferiria para toda a sociedade uma cobrança hoje paga pelas empresas.

O ministro voltou a afirmar que a reforma desejada pelo Palácio do Planalto ataca em três frentes: impostos indiretos (IPI, PIS, ICMS e Cofins), Imposto de Renda e contribuições das empresas sobre a folha de pagamento. É neste último tópico que entra o plano de criar imposto semelhante à antiga CPMF, rebatizada como ITF (Imposto sobre Transações Financeiras).

Alíquotas de 0,2% a 1% Guedes disse que vai propor alíquotas de 0,2% a 1% sobre cada transação, mas que caberá ao Congresso definir o tamanho da mordida do imposto. Segundo o ministro, com alíquota de 0,2% seria possível reduzir a tributação da folha de pagamento dos atuais 20% para 13%. Com alíquota de 0,4%, ele prevê …

Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/09/09/paulo-guedes-reforma-tributaria-itf-cpmf-traficantes-sonegadores.htm?cmpid=copiaecola