Frente Parlamentar é lançada por uma reforma tributária solidária

Parlamentares falam sobre mitigar a desigualdade de renda com uma reforma tributária justa

Sob o mote “Com a reforma tributária justa e solidária, não precisamos de reforma da Previdência”, o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados foi palco do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Tributária Solidária, no dia 3 de julho de 2019.

Com a presença de parlamentares, representantes de entidades sindicais, servidores públicos, trabalhadores e membros da sociedade civil organizada o evento trouxe à tona a necessidade de se fazer mudanças no sistema tributário brasileiro, capaz de reduzir as desigualdades sociais, por meio de uma menor incidência de tributo sobre bens e consumo, que pesa sobre as camadas mais pobres da população, e em contrapartida tornar o sistema progressivo, tributando as mais altas rendas do país, por meio do Imposto de Renda.

A Reforma Tributária Solidária, projeto apoiado pela Frente, também prevê a taxação de lucros e dividendos, a revisão do sistema de transferência e partilha dos impostos entre os estados, o resgate do papel da tributação aduaneira, a revisão das renúncias fiscais, enfrentamento da sonegação e controle da evasão fiscal pela maior eficiência da administração tributária.

Sob a coordenação do economista e professor da Unicamp, Eduardo Fagnani, o projeto foi encabeçado pela Anfip e Fenafisco, e para subsidiar toda a defesa em torno da proposta, foram realizados vários estudos que podem ser encontrados nos livros já publicados pelo movimento. Clique aqui e confira todas as publicações.

A partir de agora, o movimento Reforma Tributária Solidária ganha mais amplitude no debate nacional com várias entidades representativas dos trabalhadores e com os parlamentares.

Na oportunidade, o senador Paulo Paim, que presidiu a reunião da instalação da Frente, e faz parte da coordenação que é colegiada junto com a senadora Zenaide Maia (PROS/RN) e os deputados federais Aliel Machado (PSB/PR), Alice Portugal (PCdoB/BA), Bohn Gass (PT/RS) e Marlon Santos (PDT/RS), agradeceu o apoio e a parceria das entidades, a saber: ANADEF, ANPM, ASFOC, ATENS, AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA, CONTRATUH, FENAE, FENAFIM, FUNDAÇÃO ANFIP, PROIFES, SINAIT E SINDFAZENDA “por estarem conosco nesta nova frente de batalha”.

“O que estamos fazendo é fomentar o debate em torno da construção de um modelo tributário progressivo, que proporcione o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades, com a finalidade de promover a justiça social, o desenvolvimento, o emprego e o consumo, tributando mais a renda e menos o consumo”, defendeu Paim.

Durante o evento a professora da UFRJ e economista, Denise Gentil, proferiu palestra onde apresentou um estudo inédito sobre as consequências da Reforma da Previdência sobre a vida dos brasileiros. Segundo Gentil, o estudo foi muito complexo, pois o governo não tem ou não disponibiliza números que permitam cálculos de impacto. Os números são assustadores: se as regras da nova previdência estivessem em vigor em 2016 (antes do substitutivo apresentado pelo relator na Comissão Especial), 98,45% das mulheres e 56,6% dos homens deixaria de se aposentar.

Assista a Parte 1 do evento de lançamento da Frente
Assista a Parte 2 do evento de lançamento da Frente
Assista a Palestra da Professora da UFRJ, Denise Gentil, proferida durante o lançamento da Frente
Vídeo apresentado durante o evento de lançamento da Frente
Lançamento da Fʀᴇɴᴛᴇ Pᴀʀʟᴀᴍᴇɴᴛᴀʀ Mɪsᴛᴀ ᴇᴍ Dᴇғᴇsᴀ ᴅᴀ Rᴇғᴏʀᴍᴀ Tʀɪʙᴜᴛᴀ́ʀɪᴀ Sᴏʟɪᴅᴀ́ʀɪᴀ
Confira os registros fotográficos do lançamento da Frente